domingo, 13 de março de 2011

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORIXÁ OTIM.

OTIM ORIXÁ

OTIM, usa capanga e lança. Sempre representada com o jarro de água na cabeça, pois alem de ser guerreira também cuida das plantações.
Orixá da caça, companheira de ODÉ.
ORIXÁ feminino que se alimenta de todo tipo de caça, porém seu alimento preferido é a carne de porco.
As filhas e filhos de OTIM são aqueles cujo metabolismo básico e características de personalidade herdadas geneticamente mais se identificam com uma matriz, a própria OTIM, que se manifesta em ambientes como florestas cerradas, parques onde animais são preservados, do contato do homem.
Dois Orixás iorubas que não apreciam contato com muita gente é: o mago OSSAIM, o solitário senhor das folhas, e OTIM a caçadora. Possui em comum o gosto pelo individualismo e o ambiente que habitam; a floresta virgem, as terras verdes não cultivadas.
A floresta é a terra do perigo, o mundo desconhecido além do limite estabelecido pela civilização iorubana, é o que está além do fim da aldeia. Os caminhos não são traçados pelas cabanas, mas sim pelas árvores, o mato invade as trilhas não utilizadas, os animais estão soltos e podem atacar livremente. É o território do medo.
OTIM é o ORIXÁ feminino responsável pela fundamental atividade da caça. É tradicionalmente associado à lua e, por conseguinte, à noite, as Iyá mi Ajés e os pássaros da noite, pois a noite é o melhor momento para a caça.
ODÉ , OTIN e OSSAIM têm na floresta o próprio fim, nela se escondem. O primeiro para capturar os animais, o segundo para poder estudar sozinho e recolher as folhas sagradas.
OTIM mora nas águas com IEMANJÁ, ERINLE e OXUM e na floresta com os irmãos OSSAIM, OGUM e ODÉ, no cultivo com ORIXÁ OKO.
OTIM e OSSAIM representam as formas mais arcaicas de sobrevivência, a apologia da caça em detrimento da agricultura, a apologia da magia e do ocultismo em detrimento da ciência.
No Candomblé, a cor verde é consagrada a OSSAIM por sua proximidade com as folhas, ficando o azul para OTIM, um azul pouco mais vivo e claro.
Outro dado que identifica e aproxima OTIM de OGUM, é o fato de ambos representarem atividades e possuírem temperamentos próprios de uma mesma faixa etária, a juventude (mas não a adolescência, pois são mitos adultos, viris), onde a energia se expressa fisicamente.
OTIM é um ORIXÁ que vive ao ar livre e está sempre longe de um lar organizado e estável. Seu combate cotidiano, entretanto, está nas matas, caçando os animais que vão garantir a alimentação da tribo, sendo por isso consagrado como protetor dos caçadores e eterno provedor da subsistência.
Protege tanto o que mata o animal como o próprio animal, já que é um fim nobre a morte de um ser para servir de alimento para outro. Protege o caçador e a caça, pois são seres do mesmo espaço, a floresta.
Por isso OTIM nunca aprova a matança pura e simples, para ela a morte dos animais deve garantir a comida para os humanos ou os rituais para os deuses, sendo símbolo de resistência à caça predatória.
O conceito de liberdade e independência para OTIM é muito claro. Sua responsabilidade principal com relação ao mundo é garantir a vida dos animais para que possam ser caçados.
Em alguns cultos, também se atribui à ela o poder sobre as colheitas, já que agricultura foi introduzida historicamente depois da caça como meio de subsistência.
ORIXÁ tem grande prestígio e força popular, além de um grande número de filhos, embora muitos dados a ODÉ.
Seus símbolos são ligados à caça: no Candomblé, possui um ou dois chifres de búfalo dependurados na cintura. Na mão, usa o eruquerê (eiru), que são pelos de rabo de boi presos numa bainha de couro enfeitada com búzios, um ofá arco e flecha, uma lança.
O mito da caçadora identifica-se com diversos conceitos dos índios brasileiros sobre a mata ser região tipicamente povoada por espíritos de mortos, conceitos igualmente arraigados, num sincretismo entre os ritos africanos e os dos índios brasileiros.
Talvez seja por isso que, mesmo em cultos um pouco mais próximos dos ritos tradicionalistas africanos, alguns filhos de OTIN o identifiquem não com uma negra, como manda a tradição, mas com uma Índia. Seu objeto básico é o arco e a flecha, o ofá. e o odématá.


CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OTÍN

Os filhos de OTIM são quase inexistentes, pois na Mitologia, OTIM não teve filhos na terra, dando assim as cabeças dos filhos para ODÉ.
O filho de OTIM apresenta arquetipicamente as características atribuídas do Orixá. Representa a marca sobre o mundo selvagem, nele intervindo para sobreviver, mas sem alterá-lo.
OTIM desconhece a agricultura, não muda o solo para ele plantar, apenas recolhe o que pode ser imediatamente consumido, a caça.
No tipo psicológico a ela identificado, o resultado dessa atividade é o conceito de forte independência e de extrema capacidade de ruptura, o afastar-se de casa e da aldeia para embrenhar-se na mata, a fim de caçar. Seus filhos, portanto são aqueles em que a vida apresenta forte necessidade de independência e de rompimento de laços. Nada pior do que um ruído para afastar a caça, alertar os animais da proximidade da caçadora. Assim os filhos de OTIM trazem em seu inconsciente o gosto pelo ficar calado, a necessidade do silêncio e desenvolver as observações tão importantes para seu ORIXÁ.
Geralmente é associado às pessoas joviais, rápidas e espertas, tanto mental como fisicamente. Tem, portanto, grande capacidade de concentração e de atenção, aliada à firme determinação de alcançar seus objetivos e paciência para aguardar o momento correto para agir. Sua luta é baseada na necessidade de sobrevivência e não no desejo de expansão e conquista.
Busca a alimentação, o que pode ser entendido como sua luta do dia-a-dia. Esse Orixá é o guia dos que não sonham muito, mas sua violência é canalizada e represada para o movimento certo no momento exato. É basicamente reservada, guardando quase que exclusivamente para si seus comentários e sensações, sendo muito discreta quanto ao seu próprio humor e disposição.
Os filhos de OTIM, portanto, não gostam de fazer julgamentos sobre os outros, respeitando como sagrado o espaço individual de cada um. Buscam preferencialmente trabalhos e funções que possam ser desempenhados de maneira independente, sem ajuda nem participação de muita gente, não gostando do trabalho em equipe. Ao mesmo tempo, é marcado por um forte sentido de dever e uma grande noção de responsabilidade.
São pessoas tipicamente extrovertidas, gostando de viverem sozinhos, preferindo receber grupos limitados de amigos. É, portanto, os tipos coerentes com as pessoas que lidam bem com a realidade material, sonham poucos, têm os pés ligados a terra.

LENDA DE OTIM

QUATRO SEIOS

OKE, rei da cidade de Otã, tinha uma filha. Ela nascera com 4 seios e era chamada de OTIM. O rei OKE adorava sua filha e não permitia que ninguém soubesse de sua deformação. Este era o segredo de OKE, este era o segredo de OTIM. Quando OTIM cresceu, o rei aconselha-a a nunca se casar, pois um marido, por mais que há amasse um dia se aborreceria com ela e revelaria ao mundo seu vergonhoso segredo. OTIM ficou muito triste, mas acatou o conselho do pai. Por muitos anos, OTIM viveu em Igbajô, uma cidade vizinha, onde trabalhava no mercado. Um dia, um caçador chegou ao mercado, e ficou tão impressionado com a beleza de OTIM, que insistiu em casar-se com ela. OTIM recusou seu pedido por diversas vezes, mas, diante da insistência do caçador, concordou, impondo uma condição: o caçador nunca deveria mencionar seus quatro seios a ninguém. O caçador concordou, e impôs também sua condição: OTIM jamais deveria por mel de abelhas na comida dele, porque isso era seu tabu, seu ewó.
Por muitos anos, OTIM viveu feliz com o marido. Mas como era a esposa favorita, as outras esposas sentiram-se muito enciumadas. Um dia, reuniram-se e tramaram contra OTIM.
Era o dia de OTIM cozinhar para o marido; ela preparava um prato de milho amarelo cozido, enfeitado com fatias de coco, o predileto do caçador. Quando OTIM deixou a cozinha por alguns instantes, as outras sorrateiramente puseram mel na comida. Quando o caçador chegou a casa e sentou-se para comer, percebeu imediatamente o sabor do ingrediente proibido.
Furioso, bateu em OTIM e lhe disse as coisas mais cruéis, revelando seu segredo: "Tu, com teus quatro seios, sua filha de uma vaca, como ousaste a quebrar meu tabu?" A novidade espalhou-se pela cidade como fogo. OTIM, a mulher de quatro seios, era ridicularizada por todos.
OTIM, fugiu de casa e deixou a cidade do marido
Voltou para sua cidade, Otã, e refugiou-se no palácio do pai. O velho rei a confortou, mas ele sabia que a noticia chegaria também a sua cidade. Em desespero, OTIM fugiu para a floresta. Ao correr, tropeçou e caiu. Nesse momento, OTIM transformou-se num rio, e o rio correu para o mar. Seu pai, que a seguia, viu que havia perdido a filha. Lá ia o rio fugindo para o mar. Querendo impedir o Rio de continuar sua fuga, desesperado, atirou-se ao chão, e, ali onde caiu, transformou-se em uma montanha, impedindo o caminho do rio OTIM para o mar. Mas OTIM contornou a montanha e seguiu seu curso. OKE, a montanha, e OTIM, o rio, são cultuados até hoje em Otã. ODÉ, o caçador, nunca se esqueceu de sua mulher.


QUALIDADES:

OTIN MALÉ = esposa de Odé (lilás com azul claro)
OTIN BOLÁ = outra esposa de Odé (lilás com azul claro)
FERRAMENTAS: Arco e flecha, funda, bodoque, moedas e búzios.
AVE: aves malhadas varias cores
QUATRO PÉ: leitoa.


OTÌN BÒ RÒ ODE (OTIN VEM AJUDAR ODÉ)

BEBIDA > água de coco, aluá, garapa, vinho doce, mate, água de coco, água com mel, vinho moscatel
COR > verde com amarelo, Azul e branco para ODÉ e Azul e rosa para OTIM
COME > coco, abóbora moranga, angolista, frutas, pombos.
DIA DA SEMANA > Quinta-feira
Dia da Lua: quinto dia da Lua Nova
DOENÇAS> doenças mentais, úlcera gástrica
ELEMENTO> terra +
EMBLEMA> ofé, irukerê
ERVAS> arruda, alecrim, guiné, acácia, alfavaca do campo (quiôiô), eucalipto, guiné pipi, guiné caboclo, jaborandi, jurema, mangueira, peperegum verde, samambaia, goiabeira.
ESSÊNCIAS > sândalo.
FLORES > todas de pendão, palmas brancas, palmas vermelhas, girassol
FRUTAS > coco, milho verde, abacate
HABITAT > mata fechada alta.
METAL > zinco, mercúrio.
METAL>latão
NATUREZA > floresta, selva, árvores.
NÚMERO > 07 e seus múltiplos
OFERENDA > Odé - Costela de Porco e feijão miúdo, Otim - Chuleta de Porco e feijão miúdo.
PEDRAS > esmeralda, quartzo verde, crisoprásio, aventurina, peridoto, jade
SIMBOLO > arco e flecha, bodoque, espingarda.
SAUDAÇÃO > Oké!!!Saudação: Okebambo
SAÚDE > aparelho respiratório

34 comentários:

  1. Faltou as quizilas de Otim !!!! Oxosse tem quizila com mel, Logum Edé também !!! Mas você manda dar mel a otim ??? Estranho !!!!

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. KKKKKKK

      Armando Julio Martinez, você simplesmente deu uma saia justa no Eduardo da Oxum, dono do blog.

      Abafa o caso ...

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    3. Armando da Oxum, percebo que você simplesmente se perde em sua explanação sobre o Orixá Otim. Talvez por deixar-se influenciar pelo Candomblé, mesmo sendo do Batuque.

      No entanto, devo informar a você, que nenhuma outra tradição religiosa afro-brasileira preservou (e detém), a cultura e os fundamentos deste Orixá como o Batuque.

      Logo, seria interessante que você dissertasse sobre Otim dentro do Batuque.

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    4. Orixá Otim no Batuque.

      Otim foi criada pela imaginação de Odé, pois era muito sozinho.

      Ele imaginou tanto e com tanta vontade uma companheira, que Otim apareceu para ele, sendo o único Orixá que não esteve viva na Terra.
      Oferenda: mia-miã doce (farinha de mandioca torrada com mel), costela e chuleta de porco, feijão miúdo torrado. Balas, bombons, pirulitos, tudo enfeitado um uma bandeja com papel, branco, azulão e rosa pink .

      Local de entrega: mato de beira de praia, entrada de matas, aos pés de um coqueiro e dentro da mata.

      Domínio: Orixá protetor das crianças, nos traz felicidades, boas novas, notícias, indica caminhos novos, direção a seguir, traz fartura e bem estar, alegrias e felicidades.

      No Batuque, Otim é considerada como sendo a completude de Oxossi. Sendo descrita como uma divindade feminina.

      Essa questão apresentada pelo Batuque é de fundamental importância, já que Otim surge dos desejos de Oxossi, podendo por isso ser considerado como uma manifestação do seu próprios alter ego.

      Um mito bastante difundido em toda a diáspora, narra sedução de Oxossi por Ossãe, que impressionado por sua beleza, irreverência e encanto juvenil, simplesmente deixou-se apaixonar. E utilizando de subterfúgios, o prendeu eternamente a seu lado.

      Otim no Batuque, é descrita como senso uma compremitude de Oxossi.

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    5. Felix, entrei na página para obter uma informação. Certa vez fui na casa de um zelador e ouvi uma louvação a Ossaim que dizia... na issaba timbororo.. Essa palavra "timbororo" me chamou muito a atenção. Pesquisei na internet e vi que existe uma reza para Ode Otim que usa essa palavra... saberia me informar o que quer dizer?

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    6. Exatamente por quê tem quisila com mel são eles e não ela !

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  2. Pega sim....pois sou filho de Otim e conheço mais dois homens q tbm são!!!

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    1. Oxossi Ótimo pega cabeça de homem, mas Tá Ótimo pega apenas cabeça de mulheres. Cuidado para não confundir Ode Ótimo com Tá Otim

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  3. Sou de logunedé a 10 anos e não creio nessa quizila(ewó) referente a mel. sei sim que uma qualidade de osossy tem quizila e na dúvida respeita-se e abstem de todos outros ode.

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    1. Eu também não creio nessa quizila com mel que tanto pregam á Oxóssi. Em um dos livros do N. A. Molina tem um agrado a Oxóssi em que vai mel. Acredito que seja mais o modo de tratar a entidade em si do que a rejeição por parte dessa ao mel. Bem verdade que a mente tem muito a ver com o resultado e se uma pessoa se sente insegura a dar mel a Oxóssi não deve dar. Faço adoçamentos carregados de mel com Odé e Otim e sempre foram bem aceitos, sempre tive boa resposta. Então acho que mel sendo quizila dessas entidades chega a ser uma distorção em ramificações de crenças.

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    2. Olha sou de Ode Karè e sempre que como mel passou mal HORRORES, parece que eu comi veneno.. Então não vamos generalizar, cada Orixá sua tem suas particularidades

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  4. confesso que não conhecia esse Orixá, até então eu imaginava que este orixá fosse boró e não iabá. A história é interessante...

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  5. Sabe o que eu acho estranho nos anos 90 mais ou menos mal falavam em Otin, yroco, Ewa, agora virou modinha,

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    1. sempre foi muito falado do orixa otim na naçao de jege vem sem acopanhada de ode

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    2. Rafael da Silveira Preste,

      não existe culto a Otim na Nação Jeje. As informações dadas a você, estão equivocadas.

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  6. Não sou do Candomblé. Sou de Nação ou Batuque: religião dos orixás aqui no Rio Grande do Sul. Desde sempre e independente do lado ou nação Otim e Odé sempre foram cultuados aqui. Axé!

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Daril Oliveira,

      você está está certíssimo. Em nenhuma outra tradição religiosa afro-brasileira, a cultura e os fundamentos próprios de Otim foram tão preservados como no Batuque.

      Inclusive devo lembrar a você, que houve no passado questionamentos sobre uma suposta feminilidade de Oxossi. Mas o Batuque discorda, elucida e explica não é mesmo.

      Que Otim nos abençoe.

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  7. Me disseram que sou filha de Oxum Opará Atim. Seria Otim? Não encontrei nada sobre Atim

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    1. Anônimo,

      existem qualidades-caminhos de Oxum que são guerreiras e caçadoras, contudo Otim é um orixá independente, estando intimamente vinculado a Oxossi.

      Sendo que nunca ouvi falar dessa qualidade de Oxum Opará Atim. Consulte outros Babalorixás ou Iyalorixás, conceituados, idôneos e reconhecidos como tal.

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    2. Sou Babalorixá, conheço bem as qualidades de Oxum Opara e nunca ouvi dizer em Oxum Opara Atim e muito menos em Oxum Opara Otim

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  8. Estranho,sou filho de Xango mas as minhas características bateram quase que totalmente com esse orixa que eu também não sabia que era uma iaba.

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  9. OTim para me sempre será uma yaba ligada à caça e a oxossi.
    Orixa independente.Essa história qUE Otim é uma qualidade de oxum Desconheço.Ela é sim uma obirin ode liga a caça e seus segredos.
    Foi o que eu aprendi sobre essa iyaba.

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  10. Vi muito de mim em Otim. Sou de Oxossi e Oxum. Seria possivel ter Otim tmbm?

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  11. Quais são as quizila de Otin? Vocês saberiam me dizer?

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  12. O jogo de búzios disse que eu sou de Ye ye Otín. Alguém já ouviu falar ou conhece alguém que também é?

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  13. "...Otim foi criada pela imaginação de Odé, pois era muito sozinho..." ... Seria interessante saber como começou esta imaginação!

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